segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O que controla nosso destino?

Um dos maiores desafios que a maioria das pessoas encara, no tempo conturbado em que vivemos, é o sentimento de que sua vida está dando voltas e mais voltas, completamente fora de controle. Elas sentem que os eventos e circunstâncias as levaram a um caminho tortuoso e anseiam por mudanças. A verdade é que não é possível efetivar mudanças até que se assuma total responsabilidade pela vida.
Responsabilidade não é uma forma de aceitar algum tipo de culpa, mas sim uma forma de estar no controle dos acontecimentos. Tudo o que temos de lembrar é: não são as condições da vida, mas as decisões que tomamos diante dos fatos que moldam nosso destino.
Responsabilidade não é uma capacidade que você precisa encontrar lá fora. É algo que você já possui. Tudo o que é necessário fazer é parar de culpar alguém ou fatores externos pela condição de vida que experimentamos.
Veja, diante das dificuldades há apenas duas escolhas reais: encontrarmos justificativas e culpados ou assumirmos o controle e nos responsabilizarmos pelo que estamos passando.
Quando nos sentimos responsáveis por tudo que nos cerca, experimentamos o poder de dirigirmos o “carro” de nossas vidas.
A verdade é que você é responsável por seu presente e também por seu futuro. Afinal, não são os recursos que você possui que tornarão seus sonhos realidade, mas o modo como você os utiliza.
Podemos nos responsabilizar por nossos comportamentos. Embora ninguém consiga controlar todos os eventos da vida, podemos sempre decidir como reagir aos acontecimentos.
Podemos nos responsabilizar por encontrar soluções. Ganhar e perder na vida é um jogo interno. É aprendendo a controlar e a direcionar nossa mente que transformamos problemas em oportunidades.
Podemos nos responsabilizar pela vitória. Ninguém pode lhe dizer que você perdeu a batalha até que você se sinta derrotado.
Podemos nos responsabilizar por nossas emoções. Talvez você não saiba, mas as emoções que você experimenta diariamente são frutos de seus pensamentos e das conclusões que você tira dos acontecimentos. Sua saúde, seu comportamento e seu futuro estão diretamente ligados à soma das emoções habituais que você vivencia.
Podemos nos responsabilizar pela felicidade, e ela está diretamente relacionada ao crescimento e à evolução constantes.
Tenha o controle de seu destino em suas mãos. Este é o grande segredo.

Lembre-se:
Viva intensamente!
Villela da Matta

Grande abraço,

Beto Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário