sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Modelo ESPERTA de Estabelecimento de Metas



Modelo ESPERTA de Estabelecimento de Metas
(Adaptado do Modelo SMART por Marco Fabossi)
EsPecífica (Específica e Positiva)
Sistêmica
Prazo
Evidência
Recursos
Tamanho
Alternativas

Vejamos o que significa cada um dos pontos, e algumas perguntas importantes relacionadas a
cada um deles:

EsPecífica (Específica e Positiva)
É preciso especificar detalhadamente o que você quer conquistar.
- O que, especificamente, você quer conquistar?
- Está ao seu alcance?
- Está sob seu controle?
Sua meta precisa ser elaborada em termos positivos. Uma meta negativa, tipo “Eu não vou
comer demais”, cria um ensaio mental desse comportamento. É o mesmo que dizer “Não
pense num fusca vermelho”. Você já pensou. O correto é “Eu vou comer pouco”.
- A minha meta gera imagens daquilo que eu quero ao invés daquilo que eu não quero?

Sistêmica
É preciso considerar o efeito da realização de sua meta em nível sistêmico, isto é, como vai
combinar com suas outras metas; como vai afetar outras áreas de sua vida, do trabalho, da
família, etc.
- Como a realização desta meta vai afetar minha vida?
- O que eu vou ganhar e perder?
- Ela é congruente com meus valores?

Prazo
Toda meta precisa ter um prazo para ser realizada. Mesmo que você não saiba com precisão
quando conseguirá realizá-la, é muito importante que estabeleça uma data especifica para a
sua conquista.
- Quando esta meta deverá estar realizada?

Evidência
É preciso ter evidências ou parâmetros que confirmem a realização da meta, assim como é
importante ter feedback durante o processo, para se autocorrigir.
-Como vou saber que estou conseguindo me aproximar da minha meta?
- Como vou saber que consegui realizar a minha meta?
- Se você já tivesse alcançado, como seria?
- Que evidências vou usar?

Recursos
É preciso identificar os recursos já existentes, e que recursos ainda são necessários para a
realização da meta.

-O que você precisa para chegar lá?
- Que capacidades e recursos eu já tenho para me ajudar a conseguir esta meta?
- Que outros mais eu preciso?

Tamanho
A meta precisa ser trabalhada com o enfoque de tamanho adequado. Se a meta for demasiado
grande, ela precisará ser dividida em áreas a serem trabalhadas separadamente, caso
contrário, pode gerar frustração.
- A meta é desafiante?
- A meta é grande demais?
- Ela é realmente possível de ser alcançada?

Alternativas (incluindo Obstáculos)
A Meta precisa ter opções de plano de ação. Apenas uma opção, sem plano de contingência,
pode comprometer a sua realização. Crie mais que uma alternativa. É importante também
pensar nas limitações e obstáculos, e criar planos de ação para minimizá-los.
- Quais as alternativas de ação?
- Qual será o meu plano de ação?
- O que é preciso fazer para que você atinja esta meta?
- Quais são as ações e quando elas serão realizadas?
- O que pode me impedir de conquistar esta meta?
- Quem ou o que está a meu favor?
- Quem ou o que está contra mim, e como posso mudar isso?
É muito importante que o plano de ação seja o mais específico possível, evitando termos
ou expressões genéricas do tipo: ser mais paciente, estudar mais, melhorar o idioma.

Marco Fabossi

Gostei bastante deste Modelo. Desejo que ele ajude você a estabelecer metas, aproximando você de seus objetivos, pois só o fato de você definir e escrever suas metas já o coloca, de acordo com as estatístcas,  a frente de 97% da população Brasileira.

Grande abraço,

Beto Barros

Um comentário:

  1. Betão!!! Parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, vc é realmente incrível...que Deus continue abençoando vc em seu caminho.
    bjs enormes da sua amiga Fê

    ResponderExcluir