sábado, 19 de fevereiro de 2011

Comprometimento…ONDE FOI PARAR?

Compartiho neste post um artigo escrito por Marynês Pereira sobre comprometimento.


Comprometimento...ONDE FOI PARAR?


Acreditem, mas venho escutando isso de muitos gestores de negócios.
ONDE FORAM PARAR OS PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS???
Calma, eles não desapareceram!
COMPROMETIMENTO está ligado a alguns fatores:

A. OFERECER OPORTUNIDADES PARA QUE AS PESSOAS EXERÇAM OS SEUS TALENTOS E OFEREÇAM O MELHOR PARA AS EMPRESAS.

A consultoria Gallup vem estudando isso há anos, mundialmente, e tem dados estatísticos sobre comprometimento dos colaboradores das empresas e até 2005 já tinha pesquisado mais de 86 mil colaboradores ao redor do mundo e teve como resultado:
• 14% dos colaboradores são muito comprometidos
• 24% não são comprometidos
• 62% apaticamente no meio
Isto quer dizer que mais de 85% dos profissionais ao redor do mundo estão dando menos de si do que poderiam. E isso justifica o fraco desempenho de muitas empresas.
Nem consigo imaginar o que é trabalhar sem estar comprometida com meus clientes, com as pessoas que dependem de meu conhecimento. É UM MUNDO SEM COR. Imagine acordar todos os dias, ficar horas no trânsito indo para um trabalho sem paixão, sem sentimento de conexão, de propósito de fazer a diferença, deixar um legado.NEM CONSIGO IMAGINAR ISSO! É muita gente sobrevivendo a um trabalho sem sentido para ela própria. Uma equipe que oferece à empresa muito menos do que poderia oferecer, pode explicar o péssimo atendimento e os baixos resultados em lucratividade e rentabilidade.
É uma realidade triste, viver assim meio zumbi, meio piloto automático esperando a sexta feira chegar e sobrevivendo ao dia-a-dia.

B.A MANEIRA COMO O LÍDER EXERCE A LIDERANÇA
Já sei o que algumas pessoas vão falar: MARYNES SE VOCÊ CONHECESSE O MEU CHEFE SABERIA POR QUE SOU ASSIM E NÃO ME COMPROMETO. VOU LÁ , TRABALHO E FAÇO A MINHA PARTE.
Sim entendo, mas não vou passar a mão na sua cabeça. AFINAL SE ESSE NÃO É O CHEFE QUE VOCÊ MERECE, TROQUE DE CHEFE.
Aliás, chefe??? CHEFE NÃO!!! Precisamos de Líderes e pessoas que não transformem os talentos de suas equipes em verdadeiros ZUMBIS. Mas não estou aqui para falar de seu chefe,caso ele se encaixe no perfil descrito e se for o caso,  para ele sugiro fazer meu curso de FORMAÇÃO DE GESTORES  e quem sabe ele consiga vislumbrar um mundo totalmente diferente da ERA INDUSTRIAL em que ele vive, onde ainda prevalece o MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO e consiga entender e praticar os pressupostos de gestão das EMPRESAS PROGRESSISTAS que acreditam em PROSPERIDADE e tem foco em pessoas  e resultados.
Essas empresas ERA INDUSTRIAL são doentes, e os principais sintomas são a alta rotatividade da equipe  (isto é , em menos de 6 meses tem outra equipe , não fica ninguém), o índice de afastamentos médicos é grande e ocorrem maior número de rescisões trabalhistas que terminam em processos caros e dispendiosos para a empresa.
MARYNÊS ADVERTE: SER CHEFE (ERA INDUSTRIAL) DÁ PREJUIZO ÀS EMPRESAS. SE SUA EMPRESA ESTIVER COM ALGUNS DESSES SINTOMAS, CONSULTE UM ESPECIALISTA.

C.ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE COMPROMETIMENTO E PARTICIPAÇÃO
Não adianta reclamar e não fazer nada para mudar. Nada cai do céu, nem sucesso é por acaso, assim como acredito que todas as pessoas pensam ser merecedoras de SUCESSO , mas só o conquistam aquelas que planejam e colocam o PLANO EM AÇÃO. Sair da figura da VÍTIMA é difícil para muita gente, assim como ter foco na SOLUÇÃO, por isso, são FRACASSADAS.
Muitas vezes penso sobre a quantidade de pessoas que não se compromete com a própria vida; que se sabota; que são infelizes há anos e aí pergunto: como conseguirão comprometer-se com o trabalho, com as empresas e com o cliente?? Deixam tudo para depois, evitam tomar decisões e depois reclamam do concorrente, do governo, da política.
Espero que este artigo o faça refletir e se você conseguiu ler até aqui já demonstra o seu comprometimento e espero que esta análise de cenário possa contribuir para juntos mudarmos essa realidade, ajudando pessoas a encontrarem seu lugar nas empresas e que possam todos os dias oferecer o seu melhor. Assim teremos pessoas felizes e que produzem os melhores resultados e desta forma , remuneradas justamente.
Importante diferenciar comprometimento, de participação. Muitos acham que comprometidos são aqueles que participam de todas as reuniões, comparecem em todas as festas da empresa. DEPENDE. SE é apenas  presença física, sem contribuir com opiniões, soluções e resultados, isso não é COMPROMETIMENTO, é PARTICIPAÇÃO , é um BOM EXECUTOR,apenas faz o que mandam para não perder o emprego. Também, não é comprometimento atitudes de revolta, agressividade e questionamento sem trazer qualquer contribuição e solução. Essas pessoas apenas tumultuam o ambiente e quando você pede sugestões, eles dizem que isso não é obrigação deles. Apenas sabem criticar o trabalho dos outros.

D.ENTENDER O SIGNIFICADO DE COMPROMETIMENTO E AS DIFERENTES GERAÇÕES
Também não é comprometimento trabalhar 15 horas e não tirar férias. Isso é no mínimo falta de planejamento do tempo ou “ puxa-saco “ de chefe. Isso valeu para a geração X. Para a geração Y que é provavelmente formada pelas pessoas que trabalham para você ( menos de 30 anos) ser comprometido é aceitar desafios e ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Comprometido são os que oferecem resultados, sugestões . Obediência não agrega valor algum às empresas.
Agora que você entendeu o contexto, talvez possa fazer uma análise mais eficaz de sua equipe e profissionais que você conhece e refletir antes de julgar e atuar eficazmente na mudança de cenários inadequados.

DESEJO SUCESSO!
Marynês Pereira


 Grande abraço,

Beto Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário