quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Eu, o escultor que pode dar forma à obra-prima da minha vida

 Compartilho um excelente texto de Charles Chaplin que li no Blog de Bruno Grilo.


"Levantei-me cedo a pensar no que tenho de fazer antes do relógio chegar à meia-noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter.
Posso reclamar porque está a chover ou agradecer às águas por levarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou sentir-me encorajado a administrar as minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar pela minha falta de saúde ou agradecer por estar vivo.
Posso queixar-me por os meus pais não me terem dado tudo o que queria ou posso sentir-me grato por ter nascido.
Posso protestar por ter de ir trabalhar ou posso agradecer por ter trabalho, profissão.
Posso lamentar ficar decepcionado com os meus amigos ou entusiasmar-me com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não correram como planejei, posso sentir-me feliz por ter o dia de hoje para recomeçar.
O dia estende-se à minha frente, esperando converter-se no que eu desejar.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma à obra-prima da minha vida.
Tudo depende apenas de mim.
É preciso sorrir, mas não nos devemos esconder atrás do sorriso.
É necessário mostrarmos quem somos, sem medo.
Há pessoas que sonham e há pessoas que estão presas à realidade.
Não podemos ter medo de viver.
Tentar. A felicidade é o resultado desta tentativa.
Amar acima de tudo. Amar tudo e todos. Deles depende a minha felicidade completa.
Procurar o que há de bom em tudo e todos.
Não transformar os defeitos num afastamento, mas sim numa aproximação.
Aceitar a vida e as pessoas.
Fazer dela a nossa razão de viver.
Entender os que pensam de forma diferente sem os reprovar.
Olhemos à nossa volta e vejamos quantos amigos temos. Depois, agradeçamos.
Já fizemos alguém feliz ou estamos a provocar sofrimento em alguém por causa do nosso egoísmo?
Não vale a pena correr. Para quê tanta pressa. Corramos apenas para dentro de nós mesmos.
Sonhar sim, mas sem transformar esse sonho em fuga.
Acreditar e esperar, sem nunca desistir. Brilhará sempre uma estrela.
Chorar e lutar, mas sem deixar de fazer aquilo que se gosta.
Sentir o que há de melhor na vida.
Devemos ouvir o que as pessoas têm para nos dizer."
 
Grande abraço,
Beto Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário