segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O poder da escolha

A todo instante fazemos escolhas em nossas vidas. Até mesmo o fato de não escolher, já é uma escolha. Escolhemos sair ou ficar em casa, escolhemos terminar o trabalho hoje ou deixar para amanhã, se queremos andar com fulano ou ciclano... Tudo na vida é uma questão de escolha.

O fato é que as escolhas têm conseqüências. Todas as escolhas têm conseqüências!

O que precisamos avaliar é que ao decidirmos seguir um caminho, realizar um sonho, conquistar uma meta iremos pagar um preço por isso. É uma escolha.

Podemos perder algo, mas também podemos ganhar algo.

A dica é que você reflita sobre suas atitudes, procure ser menos impulsivo e perceba que não existe o certo e o errado: tudo é uma questão de valoração pessoal e uma avaliação sobre “o que se ganha e o que se perde” com cada escolha que fazemos.

Por exemplo, sair à noite com amigos, beber, ficar até tarde fora de casa é uma escolha. Muitas pessoas, sem uma reflexão antecipada sobre as conseqüências de suas escolhas, se divertem sem limites e no outro dia acordam “estragadas” e arrependidas.

Não quero aqui, de forma alguma, pregar minha escala de valores, tão pouco julgar suas escolhas, apenas alertá-lo que, se estiver consciente das conseqüências, talvez sua vida comece a ter resultados mais acertados a cada dia.

Lembre-se: Todas as escolhas têm conseqüências, reflita antes de agir. Acredite, você terá mais liberdade de dizer sim ou não para os eventos de sua vida, e com certeza irá se arrepender bem menos de resultados diferentes dos esperados.

(Rodrigo Cardoso, palestrante nas áreas de Liderança, Vendas, Negociação, Atendimento, Empreendedorismo, Oratória, Inteligências Múltiplas, Inteligência Emocional e Motivação; autor de vários livros, dentre os quais “A Resposta do Sucesso Está Em Suas Mãos”)

Um comentário:

  1. Oi Beto! Muito bacana o seu blog. O seu lema então, adorei! Quanto a este post, em específico, penso que seja algo muito relevante e que mereça a nossa reflexão, hoje e sempre. Quando nos conscientizamos, de verdade, de que não decidir é também uma decisão e que muitas vezes dizemos que não temos escolha porque não queremos enfrentar as conseqüências que a escolha nos traz.... bem, a nossa forma de ver o mundo muda bastante! E como tudo tem um lado bom e um lado ruim: é maravilhoso nos sentirmos como capitães de nossas vidas, mas ao mesmo tempo a nossa responsabilidade para conosco aumenta tanto que dá até medo!!!!!

    ResponderExcluir